Pular para o conteúdo principal

Plano de Trabalho Docente FILOSOFIA



CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS - CEEBJA PAULO FREIRE
ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL
PLANO DE TRABALHO DOCENTE – 2017

DISCIPLINA: FILOSOFIA NÍVEL DE ENSINO: MÉDIO ANO/PERÍODO: 2017 PROFESSORES (A): FLAVIO BARTOSZECK, ALFREDO KIENEN WWW.filosofiaejapaulofreire.blogspot.com
CARGA HORÁRIA TOTAL(H/A): 64H/A CARGA HORÁRIA SEMANAL (H/A): 5H/A



12/set - Apresentação da Disciplina e Material de Estudo
18/set - áreas da Filosofia: Ética, Política, Estética, Lógica, Epistemologia, Metafísica
19/set - O pensamento, realidade e verdade - Neurologia do pensar humano-Darwin p.125
25/set - Senso Comum, o pensar mitológico grego e o pensar Filosófico p.34-36
26/set - Replanejamento
2/out - Feriado
3/out - Mitologia: Édipo Rei - Destino e Determinismo p.17
9/out - Mitologia: Ilíada e Odisseia - Video Grécia Clássica p.18-22
10/out - Pré-Socráticos: Tales, Parmênides, Pitágoras, Zenão e Heráclito p.63-64
16/out - Sócrates e a Maiêutica- Ironia e Filosofia p.44-47 / Democracia e Retórica p.169s
17/out - Apologia de Sócrates- Vídeo e Exercício Grupo p.45
23/out - Platão: Dualismo e Dialética 
24/out - Platão e a Alegoria da Caverna - Matrix/Animatrix Deserto do Real p.28
30/out - Aristóteles e a lógica - p. 74
31/out - Uma proposta Política-Filosófica se expande: Alexandre Magno
6/nov - A Filosofia na Cristandade: Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino
7/nov - Renascimento, Galileu p.241s e a Política em Maquiavel: Virtu e Fortuna do Príncipe p.180; 199
13/nov - Política e Estado em Hobes: O Homem é o Lobo do Homem - Leviatã p.197
14/nov - Locke e a propriedade privada p.197; 210
20/nov - Rousseau e a Revolução Francesa p.198
21/nov - Descartes e o Racionalismo p.79; 88
27/nov - Kant e o Iluminismo p.91-93
28/nov - Nietzsche p.24   -  Desilusão do Iluminismo
4/dez - Marx - Alienação e Dialética p.49-51; 194 - Liberalismo p.218
5/dez - Sartre p. 146 Existencialismo e Liberdade: "existência precede essência"
11/dez - Foucaoult e o Panóptico p.274 / Modernidade Líquida em Bauman[Dossiê Fil.]
12/dez - Estética: pensar a Beleza p.270

25 x 2,5- 64 horas




CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
CONTEÚDOS BÁSICOS
OBJETIVOS/CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

MITO E FILOSOFIA




























TEORIA DO CONHECIMENTO





























ÉTICA























FILOSOFIA POLÍTICA


























FILOSOFIA DA CIÊNCIA


















ESTÉTICA

- Conceito de Filosofia e origem,
- Relação da Filosofia com as ciências,
- Importância do estudo: do senso comum ao senso crítico,
- Do mito ao logos: pensamento mítico,
- O ambiente grego: pré-socráticos ao clássico e helenista,
- O pensamento filosófico cristão: patrística e escolástica – razão e fé
(Lei 11.645/08 História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena: Mitos e lendas Africanas e indígenas).







- O conhecimento: questão do Ser,
- Correntes filosóficas: Ceticismo, Dogmatismo e Criticismo,
- As fontes do saber: empirismo, racionalismo e apriorismo kantiano,
- Ciência e tecnologia.
(Educação Fiscal/ Educaçao Tributária (Dec.1143/99, Portaria 413/02): A Filosofia de Tales de Mileto( Regra de Três)














- A vida social e a diversidade, - A relação individual e a sociedade,
-A liberdade e a responsabilidade abordagem filosófica do racismo e do preconceito.
(Prevenção ao Uso Indevido de Drogas: O conceito de Acrasia, O meio termo)












- Estado e forma de governo
sociedade,
- Estado e poder
Cidadania,
-Democracia e neoliberalismo
-(Enfrentamento a Violência contra a criança e o Adolescente (L. F. 11525/07): Conceito de estado em Hobbes.













- Filosofia e Ciência,
- Senso comum e ciência,
- Progresso e ciência,
- Bioética: reflexão e ação
-(Educação Ambiental- L.F. 9795/99. DEC. 4201/02) : Percepção do Risco












- A vivência por intemédio da arte,
- Interpretações idealista e empirista,
- Conceitos sobre o Belo,
- As várias formas de expressão artística.
- (Gênero e Diversidade Sexual): A estética e auto-imagem.


Mito e Filosofia
- Apresenta e explica o que caracteriza o pensamento mitológico e racional,
- Destaca os parâmetros necessários para enfatizar a conquista da autonomia da racionalidade, isto é, da superação do mito e da formação racional mediante a formação filosófica,
- Compreende o conhecimento filosófico para a superação do senso comum,
- Compreende o pensamento dos primeiros filósofos e consegue aplicar a teoria à vida cotidiana.
- Observar o universo mítico dos povos Brasileiros identificando a sua contribuição para o rol cultural do estudante.

Teoria do Conhecimento
- Evidencia os limites do conhecimento,
- Compreende a concepção e distinção entre empirismo, racionalismo, ceticismo, dogmatismo, liberalismo,
- Apresenta um panorama sobre a epistemologia moderna e a influência dos filósofos no pensamento moderno.
- Mostrar como a Filosofia pode ser útil no dia a dia, sobretudo quanto a educação fiscal utilizando o teorema de Tales no dia adia, ou seja, usando a “ regra de três” para descobrir o quanto é pago por certo produto e o valor de proporções(em prestações) a pagar.












Ética
- Compreende e diferencia os conceitos de ética, moral e seus desdobramentos,
- Relaciona o pensamento dos filósofos que discutem a questão ética,
- Compreende o sentido da autonomia e da heteronomia na concepção ética e nas atitudes diárias que cada homem realiza,
- Estabelece relações entre ética, liberdade, escolhas e responsabilidade
- Aristotélico. Como moderação e prevenção ás drogas.-
-O conceito de Acrasia Platônico como sendo o de “Vontade Fraca”.




Filosofia Política
- Compreende e relaciona os conceitos de democracia e seus opostos, poder, liberalismo, absolutismo.
- Relaciona os fundamentos do pensamento político moderno com a vida social que vive,
- Problematiza os conceitos de cidadania, democracia, justiça, igualdade e liberdade,
- Age de maneira crítica e reflexiva de modo a vivenciar uma ação política efetiva.
- Demonstrar como o conceito de Estado em Hobbes demonstra que o uso de violência e força é uma prerrogativa única do Estado e não de individuais, sobretudo quando há crianças e adolescentes como vítimas.


Filosofia da Ciência
- Diferencia os conceitos de senso comum e conhecimento científico,
- Compreende os conceitos de cientificismo, dogmatismo científico, fundamentos ideológicos da ciência, bioética,
- Reflete e analisa criticamente o conhecimento científico e o pensamento dos filósofos que abordam esta temática.
- Estabelecer a noção de risco ambiental nos alunos, para que a consciência ambiental seja reconhecida como necessária


Estética
- Compreende os conceitos de belo, gosto, arte erudita, popular e indústria cultural,
- Compreende a sensibilidade, a representação criativa, a apreensão pessoal do mundo concreto e como estas determinam as relações do homem com o mundo e consigo mesmo,
- Analisa a arte na modernidade e suas relações com a técnica e como produto comercial.
- Analisar como a imagem corporal de ambos os sexos pode ser afetada pela Estética.


O Encaminhamento Metodológico das aulas de Filosofia terão como base o que prescreve a Diretriz Curricular de Filosofia(Como também o seu caderno de expectativas) do Estado do Paraná, isto é, os quatro momentos para o trabalho com os conteúdos, a saber:
1. a mobilização para o conhecimento
2. a problematização
3. a investigação
4. a criação de conceitos
- Com relação aos recursos, a saber:
- Recursos Didáticos: livros, textos, revistas de Filosofia, filmes, músicas, poesias, imagens de obras de arte, charges, tirinhas.
- Recursos Tecnológicos: TV multimídia, Data Show, quadro.

A serem utilizados para todos os Conteúdos Estruturantes:

- prova: 6,0(Prova Descritiva)
- trabalho: 2,0(Pesquisa e Análise)
- apresentação: 2,0
* Total: 10,0
* Recuperação paralela de conteúdos: 10,0
A avaliação é processual, pois o aluno verificará com o professor o andamento de seu desempenho ao longo de cada avaliação. Sendo assim continua em sua abrangência e cumulativa no somatório de conteúdos e avaliações. Também serão promovidas atividades de inclusão referentes aos alunos com necessidades especiais utilizando o Modelo Mental expresso na forma de aprendizagem, ou seja, o uso de desenhos, recortes e outros recursos em prol de alunos com dificuldades lingüísticas, conceituais ou intelectuais poderem expressar as suas idéias para serem avaliadas continuamente pelo professor.






REFERÊNCIAS

ADAMS, G.R. Physical Attractiveness Research: toward  e Ivelopmental Social Psychology of Beauty, 1977. In: DANIEL, Natacha Massoco. Imagem corporal, influência da família e da mídia/cultura sobre o corpo e auto-estima em acadêmicas dos cursos de serviço social, educação física e psicologia da UNOESC. Trabalho de conclusão de curso. UNOESC: São Miguel do Oeste, 2007.
ARANHA, Maria Lúcia Arruda e Martins, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. São Paulo: Ed. Moderna, 1992.

BORGES, T. Um Estudo de Modelos Mentais. Investigações em Ensino em Ciências. Porto Alegre, 1997. Disponível on-line em:
http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol2/n3/borges.htm

CHAUI, M. Introdução à História da Filosofia, dos pré-socráticos a Aristóteles, Volume I, São Paulo, Cia. das Letras, 2002.
_____.Filosofia, Série Novo Ensino Médio, Volume único, São Paulo: Editora Ática, 2004.

COTRIM, Gilberto, PARISI, Mario. História e Filosofia da educação, São Paulo: Ed. Saraiva,1982.
_____.Fundamentos da Filosofia: História e Grandes Temas. 7ª tiragem. São Paulo: Ed. Saraiva, 2005.

KIRK, G. S. RAVEN, J. E. & SCHOFIELD, M. Os filósofos pré-socráticos. Lisboa: Fund. Calouse Gulbenkian,1994.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez,1992.

PARANÁ. Orientações Curriculares Preliminares: SEED; Departamento de Ensino Médio.

SOUZA, José Cavalcanti de. Pré-socráticos . col. Os Pensadores, vol.1. São Paulo: Abril, Cultural, 1978.


DOSSIÊ FILOSOFIA - Abril Editora, 2017. Acessado em:





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ILUMINISMO: Voltaire, Montesquieu, Rousseau, Kant - 11-12/dez

ILUMINISMO: Voltaire, Montesquieu, Rousseau, Kant - 11-12/dez ATENÇÃO: para acessar pelo celular em formato de aplicativo, inclusive off-line, clique em:  https://app.vc/filosofia.prof.alfk   e em seguida clique em: ... e ACRESCENTAR A PÁGINA INICIAL !!! _____________________  Tela do pintor Eugène Delacroix: “A Liberdade Guiando o Povo” (© R.M.N./H. Lewandowski/Museu do Louvre/Paris)  As duas últimas décadas dos séculos XVII e XVIII – o século das luzes – conheceram um amplo movimento cultural: o Iluminismo – conhecido também como Esclarecimento (Aufklarung), Ilustração, Filosofia das Luzes ou Século de Frederico, em referência ao rei filósofo Frederico da Prússia.  Um jogo de cartas, criado no ano II da Revolução Francesa (1793), seria a expressão do ideário iluminado. No lugar dos reis, rainhas e valetes, o baralho ostentava filósofos, virtudes e soldados da república. No lugar do rei de paus, por exemplo, estava Rousseau, enquanto no lugar do rei de ouros estava Vol

Platão - Dualismo e Dialética - Todos numa caverna...

Platão - Dualismo e Dialética - Todos numa caverna... Dialética é a forma de narrativa, escrita de Platão, que construía o texto em forma de diálogos, geralmente apontando Sócrates como um dos interlocutores. O Dualismo é a forma, o contexto da teoria de Platão, que diz que temos o mundo das [1] ideias e o mundo das [2] coisas.  Os sentidos são a ponte para percebermos as coisas no pensamento, nas ideias.  Mas sobra uma questão: O que é a realidade? em qual dos dois ele se localiza? Daí vem a 'Alegoria' ou 'mito' da caverna de Platão. Abaixo uma contextualização do Maurício de Souza: Leia as páginas 28 e 29 o relato de Platão ...

Idade Média - Sto Agostinho e Sto. Tomás de Aquino - 27-28/nov

Idade Média - Sto Agostinho e Sto. Tomás de Aquino ATENÇÃO: para acessar pelo celular em formato de aplicativo, inclusive off-line, clique em:  https://app.vc/filosofia.prof.alfk   e em seguida clique em: ... e ACRESCENTAR A PÁGINA INICIAL !!! O período entre 476, queda do Império Romano do Ocidente, e 1453, queda do Império Bizantino, é usualmente chamado de Idade Média.  Na Europa Ocidental, o mundo medieval tinha o latim como língua oficial e era fruto da fusão das culturas bárbara e romana. A Igreja Católica Romana, ao longo do período medieval, construiu sua hegemonia na região. A Idade Média é geralmente vista como um período de grande intolerância religiosa, associada especialmente à Inquisição e às Cruzadas.  Mas nessa época também surgiram diversos elementos da cultura atual, como as religiões islâmica e ortodoxa, as línguas modernas, as primeiras universidades, os hospitais, as notas musicais, os bancos, entre outros elementos. Muitos avanços ocorreram na física,