CENTRO
ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS - CEEBJA PAULO
FREIRE
ENSINO
FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL
PLANO
DE TRABALHO DOCENTE – 2017
DISCIPLINA:
FILOSOFIA
NÍVEL DE ENSINO: MÉDIO
ANO/PERÍODO: 2017 PROFESSORES
(A): FLAVIO BARTOSZECK, ALFREDO KIENEN
WWW.filosofiaejapaulofreire.blogspot.com
CARGA
HORÁRIA TOTAL(H/A): 64H/A CARGA HORÁRIA SEMANAL (H/A):
5H/A
12/set - Apresentação da Disciplina e Material de Estudo
18/set - áreas da Filosofia: Ética, Política, Estética, Lógica, Epistemologia, Metafísica
19/set - O pensamento, realidade e verdade - Neurologia do pensar humano-Darwin p.125
25/set - Senso Comum, o pensar mitológico grego e o pensar Filosófico p.34-36
26/set - Replanejamento
2/out - Feriado
3/out - Mitologia: Édipo Rei - Destino e Determinismo p.17
9/out - Mitologia: Ilíada e Odisseia - Video Grécia Clássica p.18-22
10/out - Pré-Socráticos: Tales, Parmênides, Pitágoras, Zenão e Heráclito p.63-64
16/out - Sócrates e a Maiêutica- Ironia e Filosofia p.44-47 / Democracia e Retórica p.169s
17/out - Apologia de Sócrates- Vídeo e Exercício Grupo p.45
23/out - Platão: Dualismo e Dialética
24/out - Platão e a Alegoria da Caverna - Matrix/Animatrix Deserto do Real p.28
30/out - Aristóteles e a lógica - p. 74
31/out - Uma proposta Política-Filosófica se expande: Alexandre Magno
6/nov - A Filosofia na Cristandade: Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino
7/nov - Renascimento, Galileu p.241s e a Política em Maquiavel: Virtu e Fortuna do Príncipe p.180; 199
13/nov - Política e Estado em Hobes: O Homem é o Lobo do Homem - Leviatã p.197
14/nov - Locke e a propriedade privada p.197; 210
20/nov - Rousseau e a Revolução Francesa p.198
21/nov - Descartes e o Racionalismo p.79; 88
27/nov - Kant e o Iluminismo p.91-93
28/nov - Nietzsche p.24 - Desilusão do Iluminismo
4/dez - Marx - Alienação e Dialética p.49-51; 194 - Liberalismo p.218
5/dez - Sartre p. 146 Existencialismo e Liberdade: "existência precede essência"
25 x 2,5- 64 horas
12/set - Apresentação da Disciplina e Material de Estudo
18/set - áreas da Filosofia: Ética, Política, Estética, Lógica, Epistemologia, Metafísica
19/set - O pensamento, realidade e verdade - Neurologia do pensar humano-Darwin p.125
25/set - Senso Comum, o pensar mitológico grego e o pensar Filosófico p.34-36
26/set - Replanejamento
2/out - Feriado
3/out - Mitologia: Édipo Rei - Destino e Determinismo p.17
9/out - Mitologia: Ilíada e Odisseia - Video Grécia Clássica p.18-22
10/out - Pré-Socráticos: Tales, Parmênides, Pitágoras, Zenão e Heráclito p.63-64
16/out - Sócrates e a Maiêutica- Ironia e Filosofia p.44-47 / Democracia e Retórica p.169s
17/out - Apologia de Sócrates- Vídeo e Exercício Grupo p.45
23/out - Platão: Dualismo e Dialética
24/out - Platão e a Alegoria da Caverna - Matrix/Animatrix Deserto do Real p.28
30/out - Aristóteles e a lógica - p. 74
31/out - Uma proposta Política-Filosófica se expande: Alexandre Magno
6/nov - A Filosofia na Cristandade: Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino
7/nov - Renascimento, Galileu p.241s e a Política em Maquiavel: Virtu e Fortuna do Príncipe p.180; 199
13/nov - Política e Estado em Hobes: O Homem é o Lobo do Homem - Leviatã p.197
14/nov - Locke e a propriedade privada p.197; 210
20/nov - Rousseau e a Revolução Francesa p.198
21/nov - Descartes e o Racionalismo p.79; 88
27/nov - Kant e o Iluminismo p.91-93
28/nov - Nietzsche p.24 - Desilusão do Iluminismo
4/dez - Marx - Alienação e Dialética p.49-51; 194 - Liberalismo p.218
5/dez - Sartre p. 146 Existencialismo e Liberdade: "existência precede essência"
11/dez - Foucaoult e o Panóptico p.274 / Modernidade Líquida em Bauman[Dossiê Fil.]
12/dez - Estética: pensar a Beleza p.27025 x 2,5- 64 horas
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
|
CONTEÚDOS BÁSICOS
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OBJETIVOS/CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
|
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
|
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
|
MITO E FILOSOFIA
TEORIA DO CONHECIMENTO
ÉTICA
FILOSOFIA
POLÍTICA
FILOSOFIA DA
CIÊNCIA
ESTÉTICA
|
-
Conceito de Filosofia e origem,
-
Relação da Filosofia com as ciências,
- Importância do estudo: do senso
comum ao senso crítico,
- Do mito ao logos: pensamento
mítico,
-
O ambiente grego: pré-socráticos ao clássico e helenista,
-
O pensamento filosófico cristão: patrística e escolástica –
razão e fé
(Lei
11.645/08 História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena: Mitos e
lendas Africanas e indígenas).
- O conhecimento: questão do Ser,
- Correntes filosóficas:
Ceticismo, Dogmatismo e Criticismo,
- As fontes do saber: empirismo,
racionalismo e apriorismo kantiano,
- Ciência e tecnologia.
(Educação Fiscal/ Educaçao
Tributária (Dec.1143/99, Portaria 413/02): A Filosofia de Tales
de Mileto( Regra de Três)
-
A vida social e a diversidade, - A relação individual e a
sociedade,
-A
liberdade e a responsabilidade abordagem filosófica do racismo e
do preconceito.
(Prevenção
ao Uso Indevido de Drogas: O conceito de Acrasia, O meio termo)
-
Estado e forma de governo
sociedade,
-
Estado e poder
Cidadania,
-Democracia e neoliberalismo
-(Enfrentamento
a Violência contra a criança e o Adolescente (L. F. 11525/07):
Conceito de estado em Hobbes.
-
Filosofia e Ciência,
-
Senso comum e ciência,
-
Progresso e ciência,
-
Bioética: reflexão e ação
-(Educação
Ambiental- L.F. 9795/99. DEC. 4201/02) : Percepção do Risco
-
A vivência por intemédio da arte,
-
Interpretações idealista e empirista,
-
Conceitos sobre o Belo,
-
As várias formas de expressão artística.
-
(Gênero e Diversidade Sexual): A estética e auto-imagem.
|
Mito
e Filosofia
-
Apresenta e explica o que caracteriza o pensamento mitológico e
racional,
-
Destaca os parâmetros necessários para enfatizar a conquista da
autonomia da racionalidade, isto é, da superação do mito e da
formação racional mediante a formação filosófica,
-
Compreende o conhecimento filosófico para a superação do senso
comum,
-
Compreende o pensamento dos primeiros filósofos e consegue
aplicar a teoria à vida cotidiana.
-
Observar o universo mítico dos povos Brasileiros identificando a
sua contribuição para o rol cultural do estudante.
Teoria
do Conhecimento
-
Evidencia os limites do conhecimento,
-
Compreende a concepção e distinção entre empirismo,
racionalismo, ceticismo, dogmatismo, liberalismo,
-
Apresenta um panorama sobre a epistemologia moderna e a influência
dos filósofos no pensamento moderno.
-
Mostrar como a Filosofia pode ser útil no dia a dia, sobretudo
quanto a educação fiscal utilizando o teorema de Tales no dia
adia, ou seja, usando a “ regra de três” para descobrir o
quanto é pago por certo produto e o valor de proporções(em
prestações) a pagar.
Ética
-
Compreende e diferencia os conceitos de ética, moral e seus
desdobramentos,
-
Relaciona o pensamento dos filósofos que discutem a questão
ética,
-
Compreende o sentido da autonomia e da heteronomia na concepção
ética e nas atitudes diárias que cada homem realiza,
-
Estabelece relações entre ética, liberdade, escolhas e
responsabilidade
-
Aristotélico. Como moderação e prevenção ás drogas.-
-O
conceito de Acrasia Platônico como sendo o de “Vontade Fraca”.
Filosofia
Política
-
Compreende e relaciona os conceitos de democracia e seus opostos,
poder, liberalismo, absolutismo.
-
Relaciona os fundamentos do pensamento político moderno com a
vida social que vive,
-
Problematiza os conceitos de cidadania, democracia, justiça,
igualdade e liberdade,
-
Age de maneira crítica e reflexiva de modo a vivenciar uma ação
política efetiva.
-
Demonstrar como o conceito de Estado em Hobbes demonstra que o uso
de violência e força é uma prerrogativa única do Estado e não
de individuais, sobretudo quando há crianças e adolescentes como
vítimas.
Filosofia
da Ciência
-
Diferencia os conceitos de senso comum e conhecimento científico,
-
Compreende os conceitos de cientificismo, dogmatismo científico,
fundamentos ideológicos da ciência, bioética,
-
Reflete e analisa criticamente o conhecimento científico e o
pensamento dos filósofos que abordam esta temática.
-
Estabelecer a noção de risco ambiental nos alunos, para que a
consciência ambiental seja reconhecida como necessária
Estética
-
Compreende os conceitos de belo, gosto, arte erudita, popular e
indústria cultural,
-
Compreende a sensibilidade, a representação criativa, a
apreensão pessoal do mundo concreto e como estas determinam as
relações do homem com o mundo e consigo mesmo,
-
Analisa a arte na modernidade e suas relações com a técnica e
como produto comercial.
-
Analisar como a imagem corporal de ambos os sexos pode ser afetada
pela Estética.
|
O
Encaminhamento Metodológico das aulas de Filosofia terão como
base o que prescreve a Diretriz Curricular de Filosofia(Como
também o seu caderno de expectativas) do Estado do Paraná, isto
é, os quatro momentos para o trabalho com os conteúdos, a saber:
1.
a mobilização para o conhecimento
2.
a problematização
3.
a investigação
4.
a criação de conceitos
-
Com relação aos recursos, a saber:
-
Recursos Didáticos: livros, textos, revistas de Filosofia,
filmes, músicas, poesias, imagens de obras de arte, charges,
tirinhas.
-
Recursos Tecnológicos: TV multimídia, Data Show, quadro.
|
A
serem utilizados para todos os Conteúdos Estruturantes:
-
prova: 6,0(Prova Descritiva)
-
trabalho: 2,0(Pesquisa e Análise)
-
apresentação: 2,0
*
Total: 10,0
*
Recuperação paralela de conteúdos: 10,0
A
avaliação é processual, pois o aluno verificará com o
professor o andamento de seu desempenho ao longo de cada
avaliação. Sendo assim continua em sua
abrangência e cumulativa no somatório de conteúdos e
avaliações. Também serão promovidas atividades de inclusão
referentes aos alunos com necessidades especiais utilizando o
Modelo Mental expresso na forma de aprendizagem, ou seja, o uso de
desenhos, recortes e outros recursos em prol de alunos com
dificuldades lingüísticas, conceituais ou intelectuais poderem
expressar as suas idéias para serem avaliadas continuamente pelo
professor.
|
REFERÊNCIAS
ADAMS,
G.R. Physical Attractiveness Research: toward e Ivelopmental
Social Psychology of Beauty, 1977. In: DANIEL,
Natacha Massoco. Imagem
corporal, influência da família e da mídia/cultura sobre o corpo e
auto-estima em acadêmicas dos cursos de serviço social, educação
física e psicologia da UNOESC. Trabalho de
conclusão de curso. UNOESC: São Miguel do Oeste, 2007.
ARANHA,
Maria Lúcia Arruda e Martins, Maria Helena Pires. Temas de
Filosofia. São Paulo: Ed. Moderna, 1992.
BORGES,
T. Um Estudo de Modelos Mentais.
Investigações em Ensino em Ciências. Porto Alegre, 1997.
Disponível on-line em:
http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol2/n3/borges.htm
CHAUI,
M. Introdução à História da Filosofia, dos pré-socráticos a
Aristóteles, Volume I, São Paulo, Cia. das Letras, 2002.
_____.Filosofia,
Série Novo Ensino Médio, Volume único, São Paulo: Editora Ática,
2004.
COTRIM,
Gilberto, PARISI, Mario. História e Filosofia da educação,
São Paulo: Ed. Saraiva,1982.
_____.Fundamentos
da Filosofia: História e Grandes Temas. 7ª tiragem. São Paulo: Ed.
Saraiva, 2005.
KIRK,
G. S. RAVEN, J. E. & SCHOFIELD, M. Os filósofos
pré-socráticos. Lisboa: Fund. Calouse Gulbenkian,1994.
LUCKESI,
Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo:
Cortez,1992.
PARANÁ.
Orientações Curriculares Preliminares: SEED; Departamento de
Ensino Médio.
SOUZA,
José Cavalcanti de. Pré-socráticos . col. Os Pensadores,
vol.1. São Paulo: Abril, Cultural, 1978.
DOSSIÊ FILOSOFIA - Abril Editora, 2017. Acessado em:
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